ARQUITETURA

Sabará possui um dos mais notáveis acervos de igrejas setecentistas de Minas. Nossa Senhora do Ó, uma das mais representativas do barroco mineiro, possui influência chinesa em sua arquitetura externa e na decoração interna.

Além das igrejas Sabará também tem alguns outros trechos históricos preservados, especialmente no centro da cidade, na Rua Pedro II, antiga Rua Direita, onde ainda encontramos alguns casarões especialmente do século XIX. Destaque para o Solar do Padre Correa ou de Jacinto Dias construído em 1773, possuindo escadarias de madeira de jacarandá e talha da terceira fase do Barroco Mineiro, onde funciona hoje a prefeitura. Ali já se hospedaram figuras ilustres como D. Pedro I e D. Pedro II. Seu antigo proprietário, o padre José Correa da Silva era suspeito de serinconfidente e assim, provavelmente, os ouvidos de algumas das paredes dessa casa devem ter escutado muita xingação contra a Coroa e o governador Cunha Menezes, o Fanfarrão Minésio ridicularizado nas Cartas Chilenas de Tomas Antônio Gonzaga. Outra construção doséculo XVIII é a chamada Casa Azul onde nos dias de hoje funciona uma repartição pública federal. Tem ainda uma atração que é a chamada Casa Borba Gato. O nome é um chamariz turístico pois o famoso desbravador do Sabarabuçu nunca morou ali e ele foi tomado da rua onde está situada. Trata-se da antiga Rua da Cadeia que foi rebatizada com o nome do bandeirante em 1911. A casa, construída pela família Guimarães em 1814, já foi hotel, escola, casa de padre e hoje é uma instituição do Iphan voltada para a preservação do patrimônio histórico da cidade.

Sabará tem tudo para se firmar como grande atração turística, pelos aspectos culturais, pela beleza de suas paisagens e sua arquitetura barroca. Atualmente o turista encontra na cidade, restaurantes, parques, clubes e várias opções de lojas e artesanato local.

cultura_01
cultura_02
cultura_03

Pousadas para Lua de Mel, Férias, Final de Semana, Reveillon e Carnaval